terça-feira, 4 de junho de 2013

DA CRIAÇÃO DO BLOG DO 18º NC ESCOTEIRO ALDO CHIORATO

É com muita satisfação que inauguramos o blog do 18º Núcleo de Correspondência "Escoteiro Aldo Chioratto", blog desta sucursal em nível de correspondência da Sociedade Veteranos de 32/MMDC, em Campinas, SP.

 

O Núcleo, que faz uso desse blog para divulgar seus trabalhos, foi fundado pelo Sr. Antonio Carlos Soares, em 30 de maio de 2013 e tem como objetivo pesquisar fatos relativos à memória e os feitos de veteranos que participaram da Revolução Constitucionalista de 1932, sejam eles nascidos em Campinas ou que neste município vieram a residir, estejam eles em vida ou falecidos, de forma a gerar informações e difundir conhecimento.

Deste modo, nossa primeira postagem é sobre o patrono deste núcleo, o menino Aldo Chioratto, campineiro, escoteiro e mensageiro do Exército Constitucionalista que faleceu no exercício de sua função, deixando a todos um legado de inocência, coragem e civismo.



 Aldo Chioratto (1922 - 1932) 


Em 05 de outubro de 1922, nascia em Campinas, Aldo Chioratto  que escoteiro fora e também aluno do então Grupo Escolar Orozimbo Maia. Incluido no Exército Constitucionalista para a função de mensageiro, Aldo veio a ser atingido por 13 estilhaços de granada que explodiu próximo dele, lançada que foi por aviões adversários que bombardearam Campinas em 18 de setembro de 1932. 

Por não ter resistido aos ferimentos. o mensageiro Aldo Chioratto veio a falecer, enlutando a todos que ele conheciam pela sua vivacidade, iniciativa e expressiva inteligência e comprometimento com a causa constitucionalista.


Túmulo de Aldo Chioratto no Mausoléu do Soldado Constitucionalista

O menino foi sepultado no cemitério da cidade sem qualquer honra militar, mais algumas décadas depois o fato chegou ao conhecimento da Diretoria da Sociedade Veteranos de 32/MMDC, que reconheceu o fato de que o escoteiro Aldo Chioratto, no dia em que foi morto estava a serviço do Exercito Constitucionalista MMDC na função de mensageiro e que portanto, para todos os fins, era sim um heróis constitucionalista.

Tal constatação foi suficiente para que seu corpo fosse acolhido em meio aos heróis que hoje repousam o sono eterno no Mausoléu do Soldado Constitucionalista, em São Paulo. Uma homenagem digna que a Sociedade Paulista poderia render ao jovem escoteiro cujo nome e feito entraram para a história.


Crianças constitucionalistas em 1932

Assim, o 18º Núcleo de Correspondência da Sociedade Veteranos de 32/MMDC "Escoteiro Aldo Chioratto", inicia seus trabalhos de pesquisa e divulgação dos feitos históricos dos paulistas Campineiros particípes da Revolução de 1932 sob o lema que naqueles idos as crianças constitucionalistas, ansiosas em poder colaborar com os esforços de guerra diziam “Se preciso for, nós iremos também!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário