MORRE O ÚLTIMO COMBATENTE DE CAMPINAS DA REVOLUÇÃO DE 32
NATALINO ANTONIO AUGUSTO DE 104 ANOS
O último combatente de Campinas que defendeu o Estado de São Paulo na Revolução Constitucionalista de 1932, Natalino Antonio Augusto, morreu às 19h15 desta quarta-feira (26) aos 104 anos. O enterro ocorreu no dia 27 no Cemitério da Saudade. Ele estava internado desde o dia 10 de fevereiro no hospital Centro Médico, no distrito de Barão Geraldo. O último veterano era viúvo de Zuleika Salin Augusto, ele deixa uma filha, Eliane.
Natalino foi enterrado às 13h30, no Cemitério da Saudade, no jazigo da família. No mesmo cemitério estão enterrados 16 ex-combatentes campineiros, no mausoléu do soldado constitucionalista.
São Paulo na frente
A Revolução de 1932 foi uma guerra civil em que o Estado de São Paulo se revoltou contra a ditadura do então presidente Getúlio Vargas. Por mais que tenha sido derrotada no campo de batalha, a Revolução Constitucionalista foi importante para a formação da identidade paulista e também para pressionar por nova Constituição.
Homenagem
Em 9 de julho de 2013, os heróis da Revolução Constitucionalista de 1932 foram lembrados em Campinas, na data que marca o início da Revolução, quando civis e militares lutaram contra a ditadura do Governo Provisório de Getúlio Vargas. A solenidade aconteceu em frente ao mausoléu do soldado constitucionalista, no Cemitério da Saudade, onde estão enterrados 16 ex-combatentes campineiros.
Na ocasião, apenas um veterano de Campinas da Revolução Constitucionalista ainda estava vivo, participou. Natalino Antonio Augusto participou das homenagens no aniversário de 81 anos do conflito armado, vestido com farda de gala. Assistiu à execução de hinos e marchas - executados por uma banda regimental da Polícia Militar - e foi um dos ganhadores da Medalha Constitucionalista.
De acordo com informações do Coronel PM Mário Fonseca Ventura, Presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, com a morte do Veterano Natalino Antonio Augusto, agora apenas 28 ex-combatentes permanecem vivos.
De acordo com informações do Coronel PM Mário Fonseca Ventura, Presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, com a morte do Veterano Natalino Antonio Augusto, agora apenas 28 ex-combatentes permanecem vivos.