sábado, 31 de maio de 2014

ANIVERSÁRIO DO 18º NÚCLEO DE CORRESPONDÊNCIA
1 ANO

Hoje 30 de maio de 2014, comemoramos 1 ano da fundação do 18º Núcleo de Correspondência "Escoteiro Aldo Chioratto"

No primeiro momento confesso que tive medo de aceitar o convite do Prof. Biajone para fundar e assumir a presidência do 18º Núcleo de Correspondência.

É uma responsabilidade muito grande, pois a nossa missão é levar ao maior número de pessoas possíveis os feitos dos Veteranos de 32, que lutaram por uma Constituição. Agradeço ao Prof. Biajone pela confiança depositada em minha pessoa.

O patrono do Núcleo é o herói mirim e escoteiro Aldo Chioratto que no momento da Revolução fazia a entrega de correspondência ao Exército Constitucionalista.
Aldo veio a ser atingido por 13 estilhaços de granada que explodiu próximo dele, lançada  por aviões adversários que bombardearam Campinas em 18 de setembro de 1932.
Por não ter resistido aos ferimentos. o mensageiro Aldo Chioratto veio a falecer, enlutando a todos que ele conheciam pela sua vivacidade, iniciativa e expressiva inteligência e comprometimento com a causa constitucionalista.

Desse modo, apresentamos as publicações e trabalhos realizados ao longo desse primeiro ano.


Da criação do Blog







Mausoléu do Cemitério da Saudade






Diploma de Pesquisador Associado




Medalha Mérito Constitucionalista




Solenidade 9 de Julho - São Paulo







Medalha da Constituição






Revista Americana Publica Ensinamentos



Solenidade 9 de Julho - Campinas







Museu da Imagem e Som de Campinas







Colégio Orosimbo Maia







1º Concurso de Redação







Vencedores do 1º Concurso de Redação




Entrega do Diploma de Honra ao Mérito Inocência Coragem e Civismo - Colégio da PM






Medalha Guilherme de Almeida







Reunião da Diretoria Executiva



Museu Veterano Paulo Barros Camargo







Morre o último Combatente
Natalino Antonio Augusto







2º Concurso de Redação




Vencedores do 2º Concurso de Redação






Entrega do Diploma de Honra ao Mérito Inocência Coragem e Civismo "Sempre Alerta!" - Escoteiros






Ata da Reunião Extraordinária da Diretoria Executiva




Dia da Juventude Constitucionalista 






sexta-feira, 23 de maio de 2014

DIA DA JUVENTUDE CONSTITUCIONALISTA 






O dia 23 de maio é uma data muito importante para a democracia brasileira. Nesta data, no ano de 1932, quatro estudantes paulistas foram mortos num confronto com a polícia. Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo se manifestavam contra a ditadura de Getúlio Vargas. A morte dos quatro estudantes foi o estopim de uma revolta paulista contra o governo e a favor de uma constituição. As iniciais dos nomes dos quatro estudantes, MMDC, passaram a ser o símbolo da revolta de São Paulo que eclode no dia 9 de julho e passa para a história com o nome de Revolução Constitucionalista de 32. 



A revolução de 32 foi uma espécie de "revide" dos grupos que foram derrotados pela Revolução de 30. Estes grupos, ligados ao Partido Republicano Paulista (PRP), defendiam a instalação imediata da Assembleia Constituinte e acusavam Getúlio Vargas de retardar a elaboração da nova Constituição do país. Porém, almejavam recuperar o poder que perderam com a vitória política de Vargas. O movimento MMDC mobilizou cerca de 100 mil homens, sendo a maioria representante da classe média. Organizaram-se em frentes de combate e se posicionaram nas divisas de São Paulo com Minas Gerais, com o Paraná e no Vale do Paraíba. Os paulistas aguardaram o apoio de outros estados, o que não aconteceu. No dia 3 de outubro as tropas paulistas se renderam diante da superioridade das forças federais. 

Em São Paulo foi construído um monumento em homenagem aos estudantes. Trata-se do obelisco do Ibirapuera que serve de mausoléu para seus corpos. Ele pode ser avistado da Avenida 23 de Maio que recebera este nome como parte da homenagem aos heróis de 32.






O dia 23 de maio foi fundamental para os revolucionários, porque o povo saiu às ruas, para lutar pela constituição, por isso, nele se comemora o "Dia da Juventude Constitucionalista". Ele recorda a participação dos jovens no movimento e os quatro estudantes, vitimados pelos repressores. Em 9 de julho, MMDC são especialmente honrados, no "Dia do Soldado Constitucionalista", festa que ocorre só no estado de São Paulo. 


segunda-feira, 12 de maio de 2014

ATA DA REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DA DIRETORIA EXECUTIVA E DOS PRESIDENTES DOS NÚCLEOS E DAS COMISSÕES 

SEDE DA SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC
 EM 27 DE FEVEREIRO DE 2014 


Aos vinte e sete dias do mês de fevereiro de 2014, na sede da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, Rua Anita Garibaldi, n º 25, Centro, SP, realizou-se a reunião extraordinária da Diretoria Executiva e dos presidentes dos núcleos e das comissões, sobre a presidência do CORONEL PM MARIO FONSECA VENTURA. 

Compareceram nessa reunião: CORONEL PM ANTÔNIO CARLOS MENDES, Vice-presidente da Diretoria Executiva; Professor JOSÉ CARLOS DE BARROS LIMA, coordenador do núcleo MMDC OESTE-LAPA, Presidente da Comissão do Resgate da Memória da Revolução Constitucionalista de 1932 e Diretor do Museu “MARIA SOLDADO”; doutora MARIA LÚCIA CAMARGO – diretora do Departamento Jurídico; SUBTENENTE GEORGE TRAJANO, 2º Secretário da Diretoria Executiva; THELL MORAES MARTINS, Diretor do Serviço Social da Diretoria Executiva; MAJOR PM ALUYSIO FRANCISCO GAMA BAIA, Coordenador da COFAM (COMISSÃO DOS FAMILIARES DOS HERÓIS DE 32); SIDNEI LOBO PEDROSO, nomeado Presidente da Comissão de Expansão e Desenvolvimento; Doutor JOSÉ D´AMICO BAUAB, Diretor de Comunicação Social; MAJOR ADRIANO COSTA E SILVA, Presidente do Núcleo MMDC – IBIRAPUERA “HERÓIS DE 32”; Professor JEFFERSON BIAJONE, Presidente do 1º Núcleo de Correspondência – ITAPETININGA; Professor JOSÉ FRANCISCO DE AGUIAR, Presidente do Núcleo de Correspondência de SÃO PEDRO; ANA CRISTINA LAZZATI, Presidente do Núcleo de Correspondência de JUNDIAÍ; 2º SARGENTO PM ALEXANDRE SANTOS ALBINO, Presidente do Núcleo de ITAPECERICA DA SERRA; 1º TENENTE PM PAULO ROBERTO REIS SOUSA, Vice-Presidente do Núcleo de Correspondência de CRUZEIRO; CABO PM ANTONIO CARLOS SOARES, Presidente do 18º Núcleo de Correspondência de CAMPINAS; MAJOR PM MARCELO HIGINO ALVES DA SILVEIRA, do Núcleo de ITAPECERICA DA SERRA; e os convidados BRUNO PIAGENTINI, JOÃO PAULO DE BRITO e JOANIRAN CARLOS DE MASSENA (DESBRAVADORES) 

Às 14;450 horas, o Sr Presidente MARIO FONSECA VENTURA, empossado em 7 de julho de 2013 para o biênio 2013/2015, deu início aos trabalhos da reunião extraordinária da Diretoria Executiva e dos presidentes dos núcleos e das comissões, com uma salva de palmas às bandeiras existentes em nossa Sala de Reuniões, como reza o nosso Estatuto. Como Secretário nomeado “ad oc”, eu, GEORGE TRAJANO, passei a coligir os dados da presente reunião. O Senhor Presidente passou a discorrer sobre o motivo desta reunião extraordinária de acordo com a seguinte pauta: 

1. APRESENTAÇÃO DO RELATÓRIO DAS PRINCIPAIS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO INÍCIO DESTE ANO (Relatório já entregue via-email); 
2. PONTOS PRIORITÁRIOS PARA OS EVENTOS DE 2014: - COMEMORAÇÃO DOS 80 ANOS DA CONSTITUIÇÃO DE 1934; - JUBILEU DE DIAMANTE DA SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC; - DESENVOLVIMENTO DA COMISSÃO DOS FAMILIARES DOS HERÓIS DE 32 – COFAM, CUJO COORDENADOR É O MAJOR PM ALUYSIO BAIA; - CONSERTO DO TELHADO DA SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC. 
3. NORMAS PARA ENTREGA DE CONDECORAÇÕES – CARÊNCIA DE 1 ANO PARA QUE O ASSOCIADO RECEBA A MEDALHA. TEM HAVIDO SITUAÇÕES CONSTRANGEDORAS DE PESSOAS QUE SE ASSOCIAM SOMENTE PARA SEREM CONDECORADAS E DEPOIS ABANDONAM A SOCIEDADE; 
4. RESTAURO DO MONUMENTO MAUSOLÉU; 
5. AINDA A SITUAÇÃO DO TÚNEL 9 DE JULHO – PROCESSO AINDA NÃO DEFINIDO, ENCONTRA-SE NA 2ª INSTÂNCIA; 
6. PENSÃO ESPECIAL DAS VIÚVAS. 
7.FEDERAÇÃO DOS VETERANOS DE 32-MMDC – ANÚNCIO DA CRIAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO PARANAENSE MMDC-32 E HERÓIS DO CERCO DA LAPA; 
8. CRIAÇÃO DE NÚCLEOS; 
9. PONTUALIDADE NO PAGAMENTO DE BOLETOS, INCLUSIVE PRESIDENTES DE NÚCLEOS; 
10. ENVIO DOS NOMES DOS ATUAIS DIRETORES DE NÚCLEOS PARA REGULARIZAÇÃO DESSES NO QUADRO ASSOCIATIVO; 
11.ENVIO DAS DOCUMENTAÇÕES EXISTENTES DOS NÚCLEOS, COMO ATAS DE REUNIÕES, ETC; 
12.MEDALHA GUILHERME DE ALMEIDA – PROPOSTA ENCAMINHADA À CÂMARA MUNICIPAL NO ANO PASSADO. 

Os presentes a esta reunião apresentaram suas sugestões e alguns pontos principais ficaram acertados para o direcionamento da Sociedade no ano de 2014: ênfase em todas as cerimônias para o JUBILEU DE CARVALHO das comemorações dos 80 anos da Constituição de 1934, vitória moral do Movimento Constitucionalista de 1934, e do JUBILEU DE DIAMANTE da própria Sociedade, fundada em 7 de julho de 1954; 
O coordenador da COFAM, MAJOR PM BAIA, passará a cuidar dos associados que são descendentes de veteranos de 32, uma vez que existem apenas 28 heróis da saga da revolução constitucionalista vivos e a COFAM passará a substitui-los em todos os eventos; A situação precária do prédio onde está instalada a Sociedade precisa de urgentes reparos.
A ideia é solicitar ajuda do Corpo de Bombeiros, que sempre nos socorreu nos momentos difíceis pelos quais o MMDC já passou. Algumas sugestões foram anotadas: aluguel de dependências comerciais onde poderia a Sociedade funcionar enquanto se processa a reforma do prédio; escolha de um local onde o MMDC possa exercer seus trabalhos durante a dita reforma; realização de doações para que se façam as necessárias obras. 
Como a Sociedade veio para o prédio citado em 7 de julho de 1968, há um vínculo histórico que não pode ser cortado por causa da situação atual do prédio. Há de se fazer todos os esforços possíveis para que conservemos a imagem do MMDC com o atual endereço onde estamos situados; 
O restauro do Monumento Mausoléu do IBIRAPUERA está se desenvolvendo de maneira muito boa, mas irá demorar para a reinauguração do Monumento. Não dará para se realizar ali a solenidade do DIA DA JUVENTUDE em 23 de maio, devendo esse evento ser transferido para o salão nobre do Quartel do Comando Geral da PMESP. Possivelmente, o que é de se lamentar, nem esteja pronto no 9 de julho; Em 2014 precisam ser revistas algumas situações delicadas da Sociedade: a Pensão Especial das Viúvas, muito irrisória e que necessita urgentemente de uma reavaliação;
O caso do nome do TUNEL 9 DE JULHO, cujo processo se arrasta no Tribunal de Justiça há mais de sete anos; O presidente anuncia a fundação da ASSOCIAÇÃO PARANAENSE MMDC-32 E HERÓIS DO CERCO DA LAPA em 7 de fevereiro. Dia 21 de abril irá até CURITIBA para participar da posse dos dirigentes dessa associação, que inicia o processo de federalização do MMDC; A criação de núcleos continuará em 2014. Esses núcleos são extensões da Sociedade e têm executado brilhante trabalho no campo das pesquisas alusivas ao Movimento Constitucionalista de 32, principalmente a partir de 2011 (ideia dos núcleos de correspondência foi oferecida pelo Professor JEFFERSON BIAJONE, que criou o primeiro núcleo em ITAPETININGA). 
O mais recente núcleo foi fundado em PEDREIRA (21° NC). Os blogs criados pelos presidentes dos núcleos têm penetração internacional. Há necessidade de atualização dos nomes dos diretores e do quadro associativo bem como o envio das documentações existentes dos núcleos (atas das reuniões, regimentos internos e outros documentos pertinentes); A pontualidade no pagamento dos boletos é algo sério. Cerca de 40% dos associados “simplesmente esquecem” de pagá-los, originando muita confusão e mão de obra duplicada ao ser obrigado a se fazer segundas vias. 
Os presentes concordam no aumento da contribuição mensal dos associados de quinze reais para vinte reais. Desde 2005 não se faz a correção mensal dos pagamentos. O presidente anuncia que essa alteração será posta em prática a partir de julho do corrente ano, devendo ser os associados avisados previamente, bem como o prazo de carência para que o novo associado receba a sua primeira medalha (um ano de pagamento das mensalidades); 
O presidente dá conta do projeto de lei que corre na Câmara Municipal de São Paulo com relação à criação da MEDALHA GUILHERME DE ALMEIDA, proposta pela Sociedade Veteranos de 32-MMDC, em parceria com a CASA GUILHERME DE ALMEIDA e o TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL. O projeto já foi votado em primeira discussão e aceito. Completada a finalidade desta reunião extraordinária, o Senhor Presidente declarou encerrada a reunião por volta das 17 horas. 

E, para constar, digitei a presente ata, que, depois de lida e aceita, vai assinada pelo Senhor Presidente, por mim e pela Diretora Jurídica;


 ________________________ 
 MARIO FONSECA VENTURA 
 Coronel PM Presidente 

 _________________ 
 GEORGE TRAJANO 
 Secretario

 _____________________
 MARIA LÚCIA CAMARGO 
 Diretora Jurídica

segunda-feira, 5 de maio de 2014


2º CONCURSO DE REDAÇÃO 
"ESCOTEIRO ALDO CHIORATTO"

REDAÇÕES VENCEDORAS

TEMA:
Ser  Escoteiro "Um Ato de Inocência Coragem e Civismo"



Laura Fernanda Carboni Adegas


Ser escoteiro hoje é dormir apertado em barracas mais sempre com sorriso no rosto. Ser escoteiro hoje é ter o privilegio de viver as melhores aventuras e emoções que nenhuma outra pessoa conseguiria propor. Ser escoteiro hoje é ter uma segunda família disposta a fazer de tudo para você e seus “irmãos”. Ser escoteiro hoje é dar um motivo a mais para a mãe usar OMO. Ser escoteiro hoje é conseguir não viver de miojo quando a mãe sai de casa. Uma pessoa que não foi escoteiro no hoje, não terá boas histórias de aventuras, medos, união e até mesmo histórias engraçadas e aquelas não muito legais de se lembrar para contar aos amigos, filhos e netos no amanhã. Ser escoteiro no amanhã é saber fazer um macarrão com salsicha ou um arroz empapado como ninguém. Ser escoteiro no amanhã é saber costurar suas roupas que rasgão na hora que você vai sair na velocidade da luz. Ser escoteiro no amanhã é saber ser econômico e respeitar o bem alheio, ser bom para animais e plantas e acima de tudo ser amigo e irmão daqueles que mais precisam. Ser escoteiro no amanhã é contribuir para um mundo melhor, sem violência e drogas. Afinal, o que você esta esperando para se tornar um escoteiro também??? Que tal perder um sábado de televisão e ganhar um de pura diversão e ensinamentos?? Você não irá se arrepender...



Gustavo Cortez Ribeiro Marroni


No escotismo aprendo sobre cuidar. Cuidar da natureza, cuidar de mim e dos outros. Cuidar do planeta em que vivo e dos cuidados que todos devem ter, como moradores desse lugar. Ser independente, mas solidário. Respeitar a natureza e saber como utilizar sem agredir o meio ambiente. Crescer e levar, para o resto de minha vida, o que apreendi com minha tropa e meus chefes. As reuniões semanais são legais e instrutivas. Os acampamentos são a melhor parte da vida do escoteiro. Tem pessoas novas, atividades diferentes e muita, mas muita diversão. E dormir em uma barraca que eu montei é sempre uma experiência incrível. Tenho muitas historias para contar sobre as reuniões semanais. Uma vez fomos fazer comida matera. Foi super divertido. Fizemos ovo cozido, salsicha, linguiça, pão e arroz. Em outra reunião, outro grupo de escoteiro foi visitar o nosso. Cada pessoa das patrulhas teve uma função. Eu fui ajudante de cozinheiro, mas houve pessoas que foram cozinheiras, aguadeiro, lenhador, ajudante de lenhador, monitor e sub-monitor, sanitarista, entre muitas outras funções. O escotismo é importante para mim, porque me transforma em uma pessoa melhor e me ajuda a crescer para ser um cidadão generoso, responsável, consciente e acima de tudo feliz.



Caio Luis Araujo


Muitas pessoas me perguntam o que é o escotismo? Como funciona? A resposta é bem simples: Escotismo é tudo, é lutar todos os dias para se tornar uma pessoa melhor. O escotismo foi fundado por Lorde Baden Powell, com o objetivo de instruir as crianças a serem bondosas, espertas, corajosas. A palavra escoteira significa aquele que segue em frente. O escotismo ensina de modo diferenciado e especial as pessoas desenvolverem seu lado espiritual, físico e de caráter. O escotismo é para qualquer pessoa que queira participar, não importa sua crença ou sua classe social, será sempre bem vindo em qualquer cidade estado ou país. Portanto quando alguém me pergunta o que é escotismo, eu respondo, sou eu, meu jeito de ser, escotismo é tudo de bom.



Camilla de Aguiar Habib


Ser escoteiro, não fazer escoteiro. Eu tenho orgulho de afirmar que sou escoteira. Faço a diferença. Faço a diferença não só ajudando uma velhinha a atravessar a rua, mas sim a fazendo sorrir, não só apreender a viver no mato, mas sim, viver experiências inacreditáveis e incomparáveis ao lado de seus amigos, ou melhor, irmãos. É engraçado voltar no tempo e lembrar fatos que jamais serão esquecidos ou vividos em outra situação. O sentimento de cansaço, frio, fome após dias, nunca foi tão bom, digo, depois de dias em um longo acampamento, sentar ao lado de nossos irmãos em volta de uma fogueira, cantando a canção da despedida e olhar o rosto de cada um pensando “Ah como tudo valeu a pena”, ter a certeza de que você caísse todos estariam lá para te ajudar, mesmo o mundo querendo te afundar mais e mais. Ser escoteiro não é apenas reservar três horas de sua semana, mas também estar todos os dias sempre alerta, proteger quem precisa de nossa proteção, largar o egoísmo da nossa rotina e pensar primeiro no próximo. Se todos os jovens fossem escoteiros, o mundo não estaria como está repleto de maldade, egoísmo, ignorância, arrogância. Os valores pregados pelo escotismo não são algo absurdo, mas sim algo que deveria existir no dia a dia das pessoas. Conviver com pessoas as diferenças históricas, realidades, jeitos, personalidades e apreender a amá-las. O escotismo para mim é a representação concreta a espera da semana inteira para o sábado e ao chegar, sentir a felicidade mais pura em ser amada.



Gunther Wulff Poloni


O escotismo sempre me interessou. Sempre soube que meu primo ia todo sábado se aventurar com seu Grupo Escoteiro. Resolvi experimentar, e em menos de um ano me dedicando, tornei-me monitor de uma patrulha. Hoje em dia, reflito comigo mesmo tudo o que passei e aprendi, e ainda não me conformo como as atividades e acampamentos me ajudaram nos aspectos de organização; escola; vida. Você aprende atividades com finalidade de melhorar o seu pensamento em seu dia a dia transformando e evoluindo o seu cidadão interior. Oitenta por cento de uma sala de aula tira nota baixa, e o resto são bons alunos. A maioria sempre ao mascar chicletes joga a embalagem no chão. O escoteiro não. São essas pequenas diferenças aprendidas com o escotismo que te faz um cidadão, e que, se todos fizerem, não causaram enchentes, não poluirão o meio ambiente... Imagine só andar pela rua e não ver uma bituquinha de cigarro... Isso para mim sim poderia ser chamado de humanidade. Já ouviu falar de Henry Ford, o fundador da Ford Motor Company? Estava ele uma vez procurando por um funcionário. Ele, disfarçado de um dos cidadãos procurando por emprego, impressionou-se com um simples ato que chamou sua atenção. Um dos demais pega um clips do chão e guarda no bolso adivinha quem foi contratado? O ato de pegar o clips do chão transmitiu a ideia para Henry de que o homem era econômico e se importava com as simples coisas, por menos valor que elas valham. O escotismo me tornou assim. Outra história que conheço também pode ser associada ao movimento escoteiro. Num escritório, estavam vários homens à espera de uma entrevista de emprego como professor de Alemão. Falando em Alemão, entra na sala um senhor esfarrapado implorando para levá-lo ao banheiro. Ninguém se manifesta, mas um homem sim. Levantou-se, levou-o até o banheiro. Agradeceu, e então as entrevistas começaram. Entra um, sai, entra outro, todos cabisbaixos, até que chega a vez do homem. Entrou na sala, e quem o esperava? O senhor esfarrapado. Suas atitudes podem mudar seu futuro. Isso que estou tentando transmitir são as pequenas diferenças em seu dia a dia que te faz alguém melhor. E quando alguém melhora o mundo também melhora. Em poucas palavras, o escotismo transforma o mundo. Ser econômico, leal, amigo, cortês, obediente, disciplinado, sorridente, sempre alerta é o que nos move. Não se envergonhar de fazer o que é certo, melhorar o mundo. Lembre-se; cada ato de diferença, por menor que seja já é um grande avanço.



Felipe Augusto Rocha


Começando pelo titulo a importância de ser escoteiro na minha vida, eu estou no grupo há 3 semanas, então eu vou tentar escrever o que eu observei nesses encontros e a minha expectativa com relação a ser escoteiro. Quando minha mãe falava sobre ser escoteiro comigo, eu não imaginava que poderia ser tão legal a maioria das pessoas acredita que um escoteiro apenas anda com um bonito uniforme, cumpri todos os dias uma boa ação e passa os fins de semana acampando. Então fizemos algumas pesquisas sobre acampamentos e sobre o que eu poderia aprender foi assim que surgiu meu interesse em participar das atividades escoteiras, ser escoteiro, cumprir com os meus deveres como diz a promessa escoteira, mas eu estou apreendendo que para ser um escoteiro não é só participar de atividades, é também se divertir e praticar as etapas, afinal é “Ótimo”! No escoteiro, eu estou conhecendo muitas pessoas legais que estão sempre ao meu lado, e me ajudam quando podem. Entrar no escoteiro foi uma das coisas mais legais que já aconteceram na minha vida e hoje eu estou muito feliz, afinal eu aguardei por esse momento quase 3 anos eu consegui fazer novos amigos e a cada dia eu aprendo coisas novas. Aqui nos aprendemos a ajudar os outros, nos admitimos os erros, eu conto com a ajuda da chefe Olga, a chefe Léia, a chefe Paula, a chefe Adriana e os primos e como diz a regra sempre dar o melhor as vezes eu percebo que até eu não estou dando o meu máximo nas atividades mas mesmo assim eu agradeço e espero a cada dia melhor. Eu espero ficar no grupo por muitos anos e assim ensinar o que eu estou aprendendo e os valores de ser um membro para outras pessoas.