sábado, 13 de maio de 2017

MEDALHA MMDC


“Medalha MMDC” é uma comenda, oficializada pelo Decreto Nº 40087, de 14 de maio de 1.962, do Governo do Estado de São Paulo.


A Medalha “MMDC”, foi criada com o fim de galardoar pessoas físicas ou jurídicas, nacionais ou estrangeiras, que por seus méritos e serviços relevantes prestados à São Paulo e ao culto da Revolução Constitucionalista de 1932, se tenham tornado pessoas dignas de especial distinção. O nobre significado da sigla “MMDC” deve-se às iniciais dos nomes dos quatro jovens, Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo, que reivindicando para o povo brasileiro uma Constituição que visasse um Estado Democrático de Direito.



No dia 23 de maio de 1932 na Praça da República acabaram por serem baleados por parte do governo ditatorial e faleceram. 
O sangue destes quatro heróis culminou na guerra denominada “Revolução Constitucionalista de 32” e trouxe bons reflexos a toda nação, pois em data subsequente (1934) o Governo promulgou uma Carta Constitucional assegurando direitos e garantias individuais a todos os brasileiros. 

Foi redigida para organizar um regime democrático
que assegure à Nação a unidade, a liberdade, a justiça e o bem-estar social e econômico

A Carta foi consequência direta da Revolução de 1932, Digna-se constar, que a Lei Federal nº 12.430, de 20 de junho de 2011, inscreveu os nomes dos heróis paulistas da Revolução Constitucionalista de 1932:  Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo (MMDC), no Livro dos Heróis da Pátria.

A Medalha “MMDC” é, portanto uma Comenda Emérita definitiva, pois perpetuará a gratidão e o reconhecimento, para todo o sempre, dos que cumpriram esta jornada cívica para com aqueles que, hoje e no futuro, continuarem abraçando os mesmos ideais de democracia, liberdade e amor à legalidade pelos quais se bateram os heróis e Veteranos de 32.




Apoio:

Nenhum comentário:

Postar um comentário