sábado, 23 de abril de 2016

Dia Mundial do Escoteiro 
 23 de Abril


O Dia Mundial do Escoteiro é comemorando em todo o mundo no dia 23 de abril. O movimento foi fundado pelo britânico Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, em 1907, com o objetivo de tornar meninos cidadãos exemplares. O escoteiros tem diversos lemas, como "estar sempre alerta para ajudar o próximo e praticar diariamente uma boa ação". 


Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, 


Os escoteiros prezam a natureza e as atividades ao ar livre como exercícios, excursões e acampamentos, e têm como finalidade serem sadios para desenvolver noções de dever com a Pátria e para com o próximo. 
O Dia Mundial do Escoteiro também é conhecido simplesmente como Dia do Escoteiro, ou Dia do Escotismo. Origem do Dia Mundial do Escoteiro O Dia Mundial do Escoteiro é celebrado no dia 23 de abril em homenagem ao padroeiro dos escoteiros, São Jorge. São Jorge é conhecido como um santo guerreiro, uma vez que ele foi soldado de cavalaria, e logo cedo ficou conhecido por sua bravura. 


Robert Stephenson Smyth Baden-Powell que escolheu São Jorge para ser o padroeiro dos escoteiros, por o considerar um modelo a ser seguido, pois São Jorge "fez o melhor que pode e, conseguiu superar uma dificuldade que ninguém ousara enfrentar".


Nesse dia tão importante devemos ainda fazer uma justa homenagem ao nosso herói mirim o escoteiro Aldo Chioratto.


.Aldo Chioratto



Cel Pedro Dias de Campos

Defendeu e atuou vigorosamente na implantação do escotismo no Brasil




Nasceu no bairro Canguera, próximo ao povoado de Capela do Alto, pertencendo ao município de Campo Largo (1874). Filho de humildes roceiros, o Sr. Nicolau dias de Campos e D. Jesuína Maria de Moura Campos. 

Viveu na zona rural até os 16 anos.Em 1890 decidido a ir atrás do sonho de ser soldado, foi trabalhar em “Terras de Piratininga”, ou seja, São Paulo. Chegando à cidade consegui ocupação nas empresas do conde Francisco Matarazzo, iniciou seu processo de alfabetização. Segundo historiadores, não trazia luzes, trazia uma determinação inabalável para remover os mais difíceis obstáculos. 

Ingressou na Força Pública paulista, hoje Polícia Militar do Estado de São Paulo no ano de 1.890, conta-se que tinha 16 anos sabia assinar o nome e fazer as quatro operações básicas da matemática. Serviu com disciplina, não esmoreceu diante dos perigos, dedicou-se aos estudos e obteve importante participação à frente de revoltas e combates orientando a tropa com notoriedade e inteligência por todo o território brasileiro. 

Tanta dedicação e amor á pátria fez com que seguisse carreira militar de forma brava, heróica e ímpar. Chegando ao posto de Comandante Geral do Exército, reorganizou muitas bases da força pública.Dedicou-se à esgrima, ao escotismo, à literatura e às obras assistencialistas com a mesma garra com que serviu o exército por mais de 40 anos.É por isso que todos que passaram, passam ou passarão pela EE “Cel. Pedro Dias de Campos sentem-se orgulhosos de seu querido patrono, um homem que nasceu entre as pedras do caminho, mas que soube traçar seu destino com a espada de guerreiro e a pena de escritor e um coração benevolente. 

Faleceu no dia 5 de agosto no Hospital da Cruz azul em São Paulo, seu funeral foi digno de chefe de estado, homenagens, honrarias muitos discursos de personalidades da época.


Escotismo no Brasil

A carreira militar possibilitou inúmeras viagens ao “caipira paulista”, ele aproveitou para conhecer e estudar diferentes culturas. Retornando ao Brasil, traz planos de iniciar um trabalho voltado às crianças, nasce pelas mãos do Coronel Pedro Dias de Campos, o escotismo no país. 

Formou as primeiras turmas, reaproveitou materiais em desuso no exército, instruiu, construiu, fundou núcleos primeiramente na cidade de são Paulo, porém a ideia espalhou-se rapidamente graças ao dinamismo do divulgador. Com os escoteiros organizou paradas cívicas que atraiam multidões, difundia o civismo e os heróis nacionais. Fundou a “Associação Paulista de Escoteiros”, orgulhava-se por ter instruído no escotismo personalidades e seus filhos. Por todo esse trabalho foi condecorado com o “Tapir de Prata”, a mais rara e importante condecoração do escotismo, além de receber também a “Medalha da distinção” em ouro e a “Velho Lobo”, todas voltadas a proclamar o mérito do escotista.


Medalha Pedro Dias de Campos

Foi criada uma Medalha em homenagem ao Cel Pedro Dias de Campos para reconhecer os méritos do primeiros colocados nos cursos de formação na Policia Militar do Estado de São Paulo.



Criada pelo Decreto Estadual nº 46243, de 06 de maio de1966 alterado pelo Decreto n° 7.137, de 26 de novembro de 1975.

Apoio:
http://escolacoronelpedrodias.blogspot.com.br/2010/01/coronel-pedro-dias-patrono.html
http://medalhisticamilitarpaulista.blogspot.com.br/2012/03/medalha-pedro-dias-de-campos-correta.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário