quarta-feira, 4 de setembro de 2013

COLÉGIO OROSIMBO MAIA
ONDE ESTUDOU O HERÓI CAMPINEIRO
ALDO CHIORATTO 

O Colégio fica entre a Rua Bernardino de Campos e as Avenidas Andrade Neves e Beijamim Constante, a escola por si só abriga a própria história iniciada a 100 anos.
Portões e grades trabalhadas, escadaria em madeira nobre, saguão de entrada com trabalhos no piso e teto entre outras belíssimas esculturas aplicadas na fachada da escola. No saguão principal é possível observar o retrato do escoteiro Aldo Chioratto que em 1932 servia ao exercito constitucionalista fazendo a entrega de correspondência. Do outro lado temos o retrato do patrono da escola Orosimbo Maia.

O Quarto Grupo Escolar de Campinas começou a ser construído em 1913 a obra foi finalizada em 1923. O nome atual foi adotado em 1939. O Colégio foi tombado como Patrimônio Histórico, Arquitetônico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo em 2010.

O menino Aldo Chioratto, campineiro, escoteiro e mensageiro do Exército Constitucionalista faleceu no exercício de suas funções, deixando um legado de inocência, coragem e civismo.
Em 05 de outubro de 1922, nascia em Campinas, Aldo Chioratto que escoteiro fora e também aluno do então Grupo Escolar Orosimbo Maia. Incluído no Exército Constitucionalista para a função de mensageiro, Aldo veio a ser atingido por 13 estilhaços de granada que explodiu próximo dele, lançada por aviões adversários que bombardearam Campinas em 18 de setembro de 1932.
Por não ter resistido aos ferimentos o mensageiro Aldo Chioratto veio a falecer, enlutando a todos que ele conheciam pela vivacidade, iniciativa e expressiva inteligência e comprometimento com a causa constitucionalista.
O menino foi sepultado no cemitério da cidade sem qualquer honra militar, mais algumas décadas depois o fato chegou ao conhecimento da Diretoria da Sociedade Veteranos de 32MMDC, que reconheceu o fato de que o escoteiro Aldo Chioratto, no dia em que foi morto estava a serviço do Exército Constitucionalista MMDC na função de mensageiro e que portanto, para todos os fins, era sim um herói constitucionalista.
Tal constatação foi suficiente para que se corpo fosse acolhido em meio aos heróis que hoje repousam o sono eterno no Mausoléu do Soldado Constitucionalista, em São Paulo. Uma homenagem digna que a Sociedade Paulista poderia render ao jovem escoteiro cujo nome e feito entraram para a história.

Colaborou permitindo fotografar o colégio a Vice-Diretora Ana Lúcia.


Grupo Escolar Orosimbo Maia não consta data da imagem.
 Foto da Biblioteca Municipal de Campinas


Fachada atual do Colégio Orosimbo Maia


Fachada atual do Colégio Orosimbo Maia


Fachada atual do Colégio Orosimbo Maia


Fachada atual do Colégio Orosimbo Maia entrada pela Rua Bernadino de Campos


Fachada atual do Colégio Orosimbo Maia - entrada pela Avenida Beijamim Constante


Fachada atual do Colégio Orosimbo Maia


Fachada atual do Colégio Orosimbo Maia - visto da Avenida Andrade Neves


Fachada atual do Colégio Orosimbo Maia entrada pela Avenida Beijamim Constante


Fachada atual do Colégio Orosimbo Maia entrada pela Avenida Beijamim Constante


Entrada do saguão principal, onde de um lado esta o retrato do menino Aldo Chioratto e do outro o retrato de Orosimbo Maia


Retrato do Menino Aldo Chioratto localizado na entrada principal do Colégio


Retrato de Orosimbo Maia localizado na entrada principal do Colégio



Escultura de uma coruja simbolizando a sabedoria existente no teto do Colégio


Escadaria em madeira nobre que leva ao piso superior


Escadaria em madeira nobre que leva ao piso superior


Escadaria em madeira nobre que leva ao piso superior


Escultura de uma abelha simbolizando a inteligência, harmonia, boa sorte - localizado na fachada do Colégio


Nenhum comentário:

Postar um comentário